domingo, 20 de setembro de 2009

Relatório do nosso primeiro encontro

Iniciei a formação do Gestar a partir do 3º encontro para substituir uma formadora que não pode dar prosseguimento ao programa. Nosso primeiro encontro foi no dia 21 de agosto nos turnos diurno e vespertino. Na minha turma, participam professores de diversas cidades, tais quais: Bom Jardim, João Alfredo, Limoeiro, Orobó e Surubim. Matricularam-se 48 professores, mas apenas 29 presenciaram o encontro. De imediato, nos apresentamos e oportunizei cada professor para se colocar diante de suas atividades profissionais, suas áreas e especificidades. Expus todos os objetivos e procedimentos do Gestar, como por exemplo: a criação do blog e a execução das atividades propostas tanto dos AAAs, quanto dos TPs. Logo após, assistimos a um vídeo com uma peça teatral de: “Os Melhores do Mundo” que mostra questões pertinentes à língua, cujo bandido monitora constantemente o policial que o aborda no tocante aos “erros” gramaticais e estruturais que o mesmo comete. A cada “erro”, o bandido elimina uma pessoa. Ao saber que sua fala é constantemente monitorada, o policial tem dificuldades de se comunicar, ou seja, o purismo exigido travou a espontaneidade dos discursos. A partir de então, abrimos espaço para uma discussão acerca das concepções de língua que regem nosso trabalho. Os professores mostraram-se bastante seguros quanto à concepção de língua eleita para seu trabalho e a metodologia para tal. Como os temas abordados no TP4 foram Leitura e Escrita, comecei abordando o tema “Leitura” e como ela é processada em sala por cada professor ali presente. Eles expuseram seus métodos e salientaram-na como uma formidável ferramenta na construção da aprendizagem e no desenvolvimento das aptidões lingüísticas. Trabalhamos alguns slides sobre leitura e suas concepções cognitivas, metacognitivas e sociointeracionistas. Logo após trabalhamos a Atividade 3 (Processo Inferencial) e socializamos o resultado de todas. Distribuí exemplares da prova Brasil de Língua Portuguesa aplicada ao 9º ano a fim de discutirmos as competências e habilidades exigidas nas avaliações externas e a necessidade de focarmos de igual modo tais exigências nas nossas avaliações internas. Houve uma análise pormenorizada das questões e cada grupo apontou os descritores mais urgentes em cada uma delas.

À tarde continuamos a socialização das questões da prova Brasil enfocando sempre a necessidade de darmos acesso aos nossos alunos questões daquela grandeza. Propus o trabalho da leitura como atividade prazerosa com a exposição dos slides: O rir pedagógico, cujo objetivo é de trabalhar textos que trabalham a intertextualidade de forma cômica, ao mesmo tempo em que se trabalha também a diversidade de gêneros que dialogam com o contexto social. Partimos para a análise da competência escritora, vista como primazia nas metas do ensino de língua portuguesa. Refletimos se a atividade de escrever se configura como um “dom” ou como algo que é adestrado. As opiniões se dividiram, os professores relataram suas experiências no âmbito da escrita e sua relação metodológica com essa habilidade. Trabalhamos a seção 2 do TP4( O ensino da escrita como prática comunicativa) e a atividade pertinente à mesma. Socializamos e após a conclusão, reforcei as atividades a serem executadas propostas pelo próprio programa e o que trabalharíamos no próximo encontro. Dei por encerradas as atividades deste dia, passando para o pen drive dos cursistas os slides trabalhados.

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