domingo, 20 de setembro de 2009

Relatório do 2º dia do Gestar

Reiniciamos nossas atividades expondo as experiências que os professores desenvolveram com os alunos acerca dos tópicos abordados. Em seguida, assistimos a um vídeo: Bacharel em Direito e fizemos a análise do discurso que foi proferido de maneira bastante atípica para a situação comunicativa em vigor. Em tal contexto, exigia-se uma performance com tamanha formalidade e intelectualidade e o apresentado foi exatamente o oposto; uma pessoa totalmente despreparada para enfrentar aquilo que o título lhe exigia. Discutimos a qualidade decrescente de algumas instituições de ensino e a formação dos profissionais delas provenientes. Debatemos acerca do nosso papel neste quadro e a falta de conexão entre ensino/aprendizagem que persegue a educação brasileira. Para aquecer nossos debates, levei também um texto que mostra dois pontos de vista bem antagônicos: um de Caetano Veloso e outro de Bagno. Neste texto, Bagno mostra a importância da lingüística na sociedade e combate a excessiva atenção que Caetano Veloso dá à tecnicália de gramáticos como Pasquale. Os cursistas expuseram a visão que a sociedade possui do lingüista e conscientizamo-nos de que o valor atribuído a ele também deve partir de nós que temos a língua portuguesa como objeto de estudo.

Passamos para o estudo da coerência textual (TP5), inicialmente discutindo o que seria de fato, ou em que consiste a coerência textual. Trabalhamos os slides sobre a coerência textual e fixamos nosso olhar no texto: Circuito Fechado para compreendermos bem de que se trata a coerência na lingüística de texto. Trabalhamos uma atividade do TP5 que contempla esse aspecto de textualidade e socializamos.

À tarde continuamos as socializações da atividade do TP5/ Coerência. Saliento que, por questão de tempo insuficiente, lançamos os capítulos ímpares, geralmente, para serem estudados pelo professor em casa; portanto, o tópico “Estilística” ficou a cargo de cada cursista. Aproveitei e mostrei aos professores um projeto que vivenciei e apresentei no evento “abralin em cena” em maio deste ano no Espírito Santo. O projeto foi sobre a criticidade acoplada aos textos multimodais. Abordamos o aspecto “coerência” nos textos pesquisados pelos alunos. Adentramos no aspecto de coesão textual. Estudamos os slides que apresentam os recursos de coesão referencial e seqüencial. Levei uma atividade à parte retirada do livro do professor Antônio Carlos Xavier que trabalha a coesão referencial de forma humorística. Partimos para o texto do TP5 sobre coesão, simulamos tal atividade, no entanto, a socialização ficou para o próximo encontro em virtude do tempo. Dei os avisos de costume quanto às atividades que devem ser cumpridas, postadas e socializadas no próximo encontro.

Formadora: Rinalda Fernanda de Arruda – Limoeiro - Pernambuco

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