quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Sexto encontro....

Nosso 6º Encontro foi realizado no dia 26 de setembro na Escola Estadual Pe. Adauto Nicolau em Limoeiro-Pernambuco. Iniciamos com a música: "Gentileza" da cantora de MPB Marisa Monte. Oportunizei os alunos para que fizessem suas leituras da música, em seguida fiz uma dinâmica envolvendo os versos da música. Expliquei o real sentido da palavra "gentileza" que intitula a música. Trata-se de um profeta andarilho que andava pelas ruas do Rio de Janeiro escrevendo mensagens de gentileza nos viadutos. O que a motivou a escrever a música foi o fato de ela ter passado por um viaduto que continha uma de suas mensagens e o mesmo estava pichado. Isto foi bastante sintomático para ela, o que a levou a escrever a música. Alertei-os acerca do cumprimento das ações do programa Gestar e das atividades que deverão ser executadas com os alunos, bem como os estudos que devem ser feitos individualmente, uma vez que o programa é semipresencial. Retomamos os estudos do TP5 sobre os princípios de textualidade: coerência e coesão, para tornar nosso estudo mais figurativo, assistimos a um vídeo que traz uma sequência de ações, mas sem texto falado algum. Fizemos um aporte para os aspectos textuais relacionando-os ao filme. Como já havíamos iniciado o estudo do TP5 no encontro anterior, respondemos à parte: Ampliando nossas referências", página 166. Discutiu-se a possibilidade de haver textos sem coerência, mas com elos coesivos e se há, também a hipótese contrária. Socializamos todas as referências salientadas por Marcuschi e Ingedore Koch e consolidamos nossas discussões. Ao voltarmos do horário do almoço, expus uma apresentação sobre os provérbios materializados em gravuras em seu sentido literal para ser interpretados pelos falantes. Este trabalho enfoca a concepção de ensino funcionalista, uma vez que aborda os aspectos levados em consideração dos seus usuários no ato de fala. Percebemos que houve diferenças quanto ao modo de concepção de alguns ditados populares. Analisamos as relações lógicas com o texto, sua temporalidade, identidade, negação e implicação. Trabalhamos as atividades das páginas 191 e 192 do TP5.Finalizamos com as atividades propostas nas páginas 128 e 129 que trazem dois textos com coerência, mas sem elos coesivos. Dividi a turma em grupos e cada um deles ficou encarregado de dar mais densidade textual. Os textos foram: "Circuito Fechado", "A pesca" e "O Show". Cada equipe reproduziu em cartaz e socializou. Fizemos a avaliação, demos os avisos e encerramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário